Postado em 18 fevereiro 2016 às 18:40

Você sabe o que é ISBN?


Por Danielle Barbosa




Muitos leitores e autores não sabem o que é o ISBN, alguns nunca sequer ouviram falar. As editoras e comerciantes de livros utilizam o termo com tanta naturalidade, assumindo que todos já conhecem bem a “anatomia” de um livro, que é comum se depararem com expressões interrogativas quando a sigla é mencionada.
Bom, caros leitores e escritores, o ISBN nada mais é que o DNA do livro, a cadeia genética que guarda as principais informações desta criatura tão fantástica. International Standard Book Number (ISBN) é um sistema internacional padronizado, uma série de números que identifica um livro específico segundo o título, o autor, o país, a língua, a editora e a determinada edição. Esse número também é convertido em código de barras, facilitando a circulação, identificação eletrônica e a comercialização do livro.
Veja com os próprios olhos! Pegue o livro que estiver mais próximo de você e procure pelo código de barras no verso. Você encontrará o termo “ISBN” seguido por uma série numérica de 13 dígitos. Seja qual for o software, aplicativo ou mesmo sites de busca, no momento que digitar essa numeração, você encontrará esse livro e suas devidas informações. Uma vez cadastrado o ISBN do livro (normalmente um serviço realizado pelas próprias editoras), a numeração só se aplica àquela obra e edição, jamais se repetindo em outra publicação. Controlado pela Agencia Internacional do ISBN (a Fundação da Biblioteca Nacional), ele simplifica a identificação da obra não apenas aos editores e comerciantes de livros, mas aos próprios leitores e autores.
O sistema foi criado por editores ingleses em 1967 e foi oficializado em 1972 pela International Standard Organization (ISO 2108/1972) como norma internacional. Com a Lei do Livro instituída em 2003, tornou-se obrigatória a adoção do ISBN para a comercialização de livros. Ou seja, assim como o DNA humano, o livro não existe se não tiver seu ISBN.
Dúvidas? Fale conosco! A Revoar está sempre pronta para clarear as mentes criativas. atendimento@editorarevoar.com.br